segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Edital de Seleção 2017





UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA
E-mail: ufscar.cursinho@gmail.com
Facebook: Cursinho UFSCar Sorocaba - CEC

CEC - CURSINHO EDUCAÇÃO E CIDADANIA PRÉ VESTIBULAR UFSCar/Sorocaba
EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017

Tópicos:
1 – O QUE É O CEC E OBRIGAÇÕES DO ALUNO
2 – ENDEREÇOS E LINHAS DE ÔNIBUS
3 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES E DCOUMENTOS
4 – CALENDÁRIO E INÍCIO DAS AULAS
5 – MANUAL DO ALUNO CEC


1 – O QUE É O CEC E OBRIGAÇÕES DO ALUNO

O CEC - Cursinho Pré-Vestibular Educação e Cidadania UFSCar/Sorocaba - é totalmente GRATUITO e visa oferecer um ensino de qualidade para aqueles que pleiteiam uma vaga no ensino superior, seja ele público ou particular. O aluno do CEC precisa custear somente o seu transporte, sendo que os residentes da cidade de Sorocaba possuem o direito à meia passagem nos ônibus da empresa URBES. Obviamente, o aluno deve frequentar constantemente as aulas para manter o seu vínculo com o projeto. O número limite de faltas será divulgado futuramente.
As aulas neste ano de 2017, serão realizadas em DOIS locais distintos. O inscrito poderá escolher somente UMA opção de turma:
Opção 1 – na Universidade, no período noturno, de segunda a sexta-feira das 19h às 22h40min OU
Opção 2 – no Núcleo ETC aos sábados das 8h até 18h.
Eventos promovidos pelo CEC, fora do período das aulas (palestras, exibição de filmes, monitorias, etc), são de PRESENÇA OBRIGATÓRIA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO. É obrigatório a presença do aluno nos processos de SIMULADO. Caso o mesmo se ausente dos simulados, será DESLIGADO do CEC.
APENAS candidatos oriundos de Escolas Públicas serão aceitos no processo seletivo de 2017. Ou seja, apenas candidatos de cursaram ou estarão cursando a TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO terão suas inscrições aceitas no processo seletivo.


2 – ENDEREÇOS E LINHAS DE ÔNIBUS


Opção 1
Endereço campus UFSCar: Rodovia. João Leme dos Santos Km 110 (Estrada para Salto de Pirapora).
Linhas de ônibus: 80 UFSCAR, saída do Terminal São Paulo e ponto final DENTRO da UFSCar.

Opção 2
Endereço do Núcleo ETC (Turmas de Sábado): Rua: Maria Cinto de Biagi, 130 - Jardim Santa Rosália,
Linhas de ônibus: 14 – Santa Rosália, 56 – Iguatemi e 79 – Policlinica, todos com saída do Terminal Santo Antônio (descer na Avenida Pereira da Silva, o Núcleo fica ao lado do Extra Santa Rosália).


3 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

O processo de seleção será dividido em três fases:

1) Pré-inscrição online: preenchimento de um questionário que será disponível na página do Facebook (“google forms”), após o preenchimento, o inscrito receberá uma notificação no email.
 Data: Inscrição 25/01/2017 até 22/02/2017
Vale ressaltar, que na pré-inscrição, o aluno deverá escolher apenas UMA opção de turma (OU regular de segunda a sexta OU turma de sábado).

2) Sorteio PRESENCIAL na UFSCar e transmissão AO VIVO (para aqueles que não possam estar presentes).
 Data: Sorteio 24/02/2017 (uma sexta-feira)

3) Matrícula: No ato de MATRÍCULA, o aluno deverá entregar DOIS DOCUMENTOS: uma CÓPIA de atestado de matrícula OU atestado de conclusão do ensino médio, conforme o caso, e uma CÓPIA simples do RG.

As matrículas funcionarão por chamadas. Conforme as vagas não forem preenchidas, as listas de chamadas serão atualizadas e divulgadas SOMENTE no Facebook.
Vagas não preenchidas na primeira chamada gerarão uma nova lista, a qual seguira a ordem do sorteio realizado anteriormente. O não preenchimento das vagas da segunda chamada, gerarão uma nova lista, a qual seguira a ordem do sorteio realizado anteriormente. Serão geradas novas chamadas até que TODAS AS VAGAS SEJAM PREENCHIDAS, caso seja necessário.

Matrícula para Opção 1 - UFSCar
O período de matrícula será PRESENCIAL no horário das 17h até 21h no campus UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos Km 110 – Estrada para Salto de Pirapora). Cada fase das matrículas apresentará dois dias, conforme preferência do aluno.
 Matricula 1ª fase: 06/03 e 07/03
 Matrícula 2ª fase: 09/03 e 10/03
 Matrícula 3ª fase: 13/03 e 14/03
 Matrícula 4ª fase: 16/03 e 17/03

Matrícula para Opção 2 – Núcleo Santa Rosália
O período de matrícula será PRESENCIAL no horário das 9h até 12h TAMBÉM no campus UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos Km 110 – Estrada para Salto de Pirapora).
 Matricula 1ª fase: 11/03 (Sábado)
 Matricula 2ª fase: 18/03 (Sábado)
 Matricula 3ª fase: 25/03 (Sábado)


4 – CALENDÁRIO E INÍCIO DAS AULAS

O calendário do CEC, juntamente com as datas de feriados e simulados, será entregue ao aluno no ATO da matrícula e divulgado num Grupo INTERNO de ALUNOS 2017 (somente os matriculados).


5 – MANUAL DO ALUNO CEC

O manual do aluno CEC será entregue impresso e divulgado também por e-mail aos alunos MATRICULADOS, e isso será feito no PRIMEIRO DIA DE AULA. Nele constarão alguns deveres e direitos dos alunos, presença nas aulas, limite de faltas, simulados entre outros. Qualquer imprevisto fora do contexto do manual acarretará no desligamento do aluno no cursinho.
Vale lembrar que o cursinho NÃO FORNECE certificado ou conclusão de Ensino Médio. O único documento, que poderá ser fornecido, é um ATESTADO DE MATRÍCULA, que é válido para a URBES, caso seja necessário o requerimento do passe escolar.


14 comentários:

  1. Quem não tem facebook, tem outra mídia para realizar a inscrição on line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, também disponibilizaremos o link nesta página, mas recomento a rede social, tendo em vista que tais informações chegam mais rápido na fanpege do facebook, em virtude da facilidade dos acessos e etc! Fique ligada!

      Excluir
    2. CEC ok, combinado. Agradeço a informação. :)

      Excluir
  2. Olá acho que seria bem legal abrir a oportunidade para pessoas que já terminaram o ensino médio há muito tempo, e por condições financeiras, mudança no estilo de vida não tem oportunidade de frequentar um cursinho para ingressar em uma universidade. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. Minha prima é moradora de Salto de Pirapora, mora no mesmo bairro da Ufscar, e cumpre com todos os outros requisitos (3º ano em pública, baixa renda). Ela pode se inscrever mesmo não sendo moradora de Sorocaba?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como são selecionados os candidatos que irão participar, será realmente por meio de sorteio? Não haverá nenhuma prova?

    ResponderExcluir
  5. olá,estou cursando o 3°ano do ensino médio e gostaria de saber se posso participar, ou se realmente é só para quem já encerrou o ciclo escolar. Obg.

    ResponderExcluir
  6. Olá , Bom Dia . gostaria de saber , se fora a transmissão ao vivo em redes sociais , será divulgada uma lista . Pois afinal , não é todo mundo que tenha a disponibilidade de assistir , ou estar presente .

    ResponderExcluir
  7. Aluno egresso de ensino médio em escola particular não pode participar?

    ResponderExcluir
  8. Quanto tempo de duração do cursinho?

    ResponderExcluir
  9. Os nomes citados no vídeo do sorteio serão divulgados aqui no site também?

    ResponderExcluir